Em cada apartamento são instalados medidores de eletricidade e são emitidas faturas de acordo com as respetivas leituras. Os especialistas falaram sobre como é registrado o consumo de energia elétrica, sobre as regras de manutenção dos medidores e sobre as formas de economizar energia.
Que outras maneiras existem de economizar eletricidade em casa?
É imperativo substituir a fiação antiga, que, aliás, não só consome muita eletricidade, mas também é insegura - pode pegar fogo e levar a uma tragédia irreparável.
É melhor não colocar o refrigerador perto de uma bateria e sob a luz direta do sol: por causa do calor do sol, ele liga com mais frequência para manter a temperatura desejada. Vale a pena limpar regularmente o pó das luminárias e lavar regularmente as janelas: assim haverá mais luz sem o uso de dispositivos adicionais.
É aconselhável limpar regularmente o aspirador: com um coletor de pó entupido, mais tempo é gasto na limpeza da mesma área da superfície, o que significa mais eletricidade. Também é melhor ferver em uma chaleira elétrica a quantidade de água necessária para fazê-la funcionar menos e usar pratos exatamente do tamanho do queimador em fogões elétricos: a eletricidade será gasta exclusivamente no aquecimento dos pratos, e não no aquecimento o ar.
Vale a pena desligar os aparelhos se eles não estiverem em uso: de preferência, é melhor desligar imediatamente a chaleira elétrica ou torradeira após o uso. Se possível, vale a pena substituir os interruptores por dimmers que permitem ajustar suavemente o nível de iluminação. Você também pode adicionar iluminação local à luz do teto. Para iluminar uma área separada, é melhor usar lâmpadas de assoalho, lâmpadas de cabeceira, lâmpadas modulares.
Como você pode economizar eletricidade com eletrodomésticos?
Você pode economizar eletricidade substituindo eletrodomésticos por outros modernos - classe energética A, A +, A ++ e superior. Estes são os indicadores de eficiência energética mais elevados para eletrodomésticos. Eles são mais caros, mas a diferença de preço é geralmente compensada pela economia nos custos de eletricidade em cerca de 2 a 3 anos de uso.
O cálculo do indicador de eficiência energética para cada dispositivo é diferente. Por exemplo, para uma máquina de lavar, esta é a proporção de kW por hora para a carga máxima, e para TVs, a proporção de kW por hora para a área da tela. Os que mais consomem energia estão em ordem decrescente: máquina de lavar, lava-louças, fogão elétrico, micro-ondas, chaleira, ferro e assim por diante.
Como você pode economizar eletricidade com tecnologia?
Para economizar eletricidade, vale a pena substituir as velhas lâmpadas incandescentes pelas modernas de LED: se você introduzir uma tecnologia moderna com regulação do fluxo luminoso das lâmpadas e usar sensores de luz natural, pode economizar 58% no primeiro caso, e 71% no o outro. Se você aplicar um arsenal completo de medidas de economia de energia, incluindo sensores de movimento, poderá obter uma economia de energia de 82%.
O fato é que uma lâmpada incandescente consome em média 60 W por hora, e uma LED - 8 W. Mas o uso dessas lâmpadas é ainda muito mais lucrativo, devido ao baixo consumo de energia e à longa vida útil (a vida útil de uma lâmpada incandescente é de um ano e meio, uma lâmpada de LED é de cinco anos). Em média, o retorno ocorre após 1, 5-2 anos de operação, mas tudo depende da intensidade de uso da lâmpada.
De que maneiras você pode economizar eletricidade em casa usando medidores?
Uma das formas de reduzir significativamente os custos de energia é a instalação de medidores de eletricidade multimarcas. Cada apartamento possui aparelhos que funcionam 24 horas, como geladeiras. À noite, a tarifa de eletricidade é quase quatro vezes mais baixa do que durante o dia. A maior economia pode ser alcançada ligando aparelhos elétricos potentes - como uma máquina de lavar e uma lava-louças - à noite.
No entanto, para escolher uma tarifa adequada, é necessário analisar o seu estilo de vida e as estatísticas de consumo por zonas do dia. Portanto, por exemplo, a contabilidade de duas taxas é adequada para quem está trabalhando durante o dia. E a tarifa tripla é mais vantajosa para aquelas famílias onde há membros da família que não trabalham ou trabalham em casa, pois com ela a tarifa diária é ligeiramente mais baixa do que com a contabilidade bi-tarifária.
Eu preciso consertar medidores? Quem deve fazer isso?
Um medidor elétrico é um dispositivo técnico complexo, portanto requer controle e manutenção adequada. A obrigação de equipar os apartamentos com medidor individual de energia elétrica, para garantir a segurança e a reposição atempada, é atribuída ao proprietário.
Todos os medidores de eletricidade possuem um intervalo de calibração - período definido pelo fabricante (indicado no passaporte do medidor), durante o qual é garantido o correto funcionamento do medidor de eletricidade. Para medidores modernos, é em média 16 anos.
Se esse intervalo tiver expirado, o medidor é considerado fora de serviço e suas leituras não podem ser consideradas e, na geração de contas, o volume de energia elétrica consumido é apurado com base no consumo médio mensal de períodos anteriores e padrões de consumo.
Você pode solicitar a verificação em uma organização metrológica especializada. Após a verificação, é necessário fornecer documentação de apoio ao escritório do cliente de serviço.
Quem determina as tarifas de energia elétrica e é possível controlar de alguma forma para o locatário?
As tarifas de eletricidade para os consumidores são estabelecidas pelo Departamento de Política Econômica e Desenvolvimento com base nas aplicações de todos os assuntos do mercado de eletricidade: desde as usinas de geração até as empresas de fornecimento de energia.
Existem três grupos de tarifas para a população: tarifa única, tarifa dupla e tarifa tripla. No primeiro caso, toda a eletricidade durante o dia é considerada na mesma tarifa. Na segunda, o faturamento é realizado em duas zonas do dia - T1 (7, 00-23, 00) e T2 (23, 00-7, 00); na terceira, uma zona de pico de carga é adicionada às zonas diurna e noturna e a divisão já está em três taxas - T1 (7, 00-10, 00; 17, 00-21, 00), T2 (23, 00-7, 00) e T3 (10, 00-17, 00; 21, 00 -23, 00).
Além disso, as tarifas variam dependendo do tipo de fogões com que a casa está equipada: gás ou elétrico.
Como é registrado o consumo de eletricidade?
A medição de eletricidade em instalações residenciais é realizada com medidores de eletricidade individuais. Um é dividido em dois tipos principais. O primeiro tipo é mecânico (ou indução), que foi instalado em apartamentos desde os tempos soviéticos. Seu trabalho é baseado no princípio de faturamento - cada revolução do disco registra uma determinada quantidade de energia consumida. O segundo são medidores eletrônicos mais modernos, que se dividem em tarifários únicos e multipartes.
Para cálculos corretos da energia elétrica consumida, é necessário transferir mensalmente suas leituras para a concessionária de energia.
Caso as leituras não sejam transmitidas, os cálculos são efetuados com base no consumo médio mensal de energia elétrica dos períodos anteriores. Se o consumidor se esqueceu de transferir as leituras e foi calculado com base na média mensal, a transferência subsequente de leituras será automaticamente recalculada para o consumo real. Ao mesmo tempo, é imprescindível o pagamento de um recibo gerado com base nas leituras médias mensais, a fim de evitar o acúmulo de penalidades e demais providências em relação aos inadimplentes. Esses recursos serão considerados no recálculo subsequente. A cada seis meses, é realizada uma rodada porta a porta e são feitas leituras de controle dos medidores de energia elétrica, após o que é feito um novo cálculo para aqueles que não transmitem essas leituras.
Entre as tecnologias domésticas "inteligentes" que existem hoje, também surgiram sistemas para registro remoto e transmissão de leituras de medidores - leituras de absolutamente todos os dispositivos são feitas e transmitidas para cálculos todos os meses em um dia. Agora parte dos novos prédios estão sendo alugados já equipados com esses sistemas.
Para organizar esse sistema em uma casa, você deve entrar em contato com a organização de gerenciamento, uma vez que comprar um medidor para um apartamento separado não é suficiente.